O Gerenciamento e a operação de uma rede com diversas tecnologias e servidores são tarefas difíceis.
Manter a rede estável, disponível e confiável é uma tarefa ainda mais complicada.
Por este motivo a Server Fast criou o seu próprio NOC (Network Operations Center).
O objetivo principal do NOC é monitorar toda a plataforma de tecnologia de forma que as equipes de TI responsáveis fiquem sabendo que um incidente vai ocorrer ou está ocorrendo.
O NOC pode ir além da monitoração, pois este pode executar scripts e/ou ações que solucionem o incidente imediatamente, além de comunicar todos os usuários afetados pelo incidente de que o mesmo está sendo tratado e possui uma previsão de solução ou o mesmo já foi tratado e o serviço ou ambiente está disponível novamente.
O NOC também pode gerar relatórios periódicos informando a disponibilidade dos serviços de TI.
Esses dados permitem que a área de TI estabeleça metas de disponibilidade.
A tabela abaixo mostra os cálculos de disponibilidade anual em relação a um serviço 24×7:
Disponibilidade (%) | Total de horas/ano | Total de horas indisponível/ano |
90(%) | 8.760 horas | 876 horas – 36,5 dias |
95(%) | 8.760 horas | 438 horas – 18,3 dias |
99(%) | 8.760 horas | 87 horas – 3,6 dias |
99,9(%) | 8.760 horas | 8,76 horas |
99,99(%) | 8.760 horas | 52,56 minutos |
99,999(%) | 8.760 horas | 5,3 minutos |