NOC

O Gerenciamento e a operação de uma rede com diversas tecnologias e servidores são tarefas difíceis.
Manter a rede estável, disponível e confiável é uma tarefa ainda mais complicada.
Por este motivo a Server Fast criou o seu próprio NOC (Network Operations Center).
O objetivo principal do NOC é monitorar toda a plataforma de tecnologia de forma que as equipes de TI responsáveis fiquem sabendo que um incidente vai ocorrer ou está ocorrendo.
O NOC pode ir além da monitoração, pois este pode executar scripts e/ou ações que solucionem o incidente imediatamente, além de comunicar todos os usuários afetados pelo incidente de que o mesmo está sendo tratado e possui uma previsão de solução ou o mesmo já foi tratado e o serviço ou ambiente está disponível novamente.

O NOC também pode gerar relatórios periódicos informando a disponibilidade dos serviços de TI.
Esses dados permitem que a área de TI estabeleça metas de disponibilidade.
A tabela abaixo mostra os cálculos de disponibilidade anual em relação a um serviço 24×7:

Disponibilidade (%) Total de horas/ano Total de horas indisponível/ano
90(%) 8.760 horas 876 horas – 36,5 dias
95(%) 8.760 horas 438 horas – 18,3 dias
99(%) 8.760 horas 87 horas – 3,6 dias
99,9(%) 8.760 horas 8,76 horas
99,99(%) 8.760 horas 52,56 minutos
99,999(%) 8.760 horas 5,3 minutos
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